28
set

Santa Catarina reuniu mais de 1.600 pessoas na conferência estadual

A  7ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina reuniu mais de 1.600 pessoas. A etapa catarinense aconteceu entre 23 e 25 de setembro, quando foi realizada a eleição dos 100 delegados que participarão da etapa nacional que acontece em Brasília entre os dias 1º a 4 de dezembro. Eles levarão as cinco propostas de cada eixo temático discutido pelos conferencistas. A farmacêutica e diretorda o SindFar Fernanda Manzini é uma das delegadas eleitas.

A eleição dos delegados obedece a critérios de segmento e macrorregião. Metade deles (50) é do segmento usuário do SUS, 25 são trabalhadores e outros 25 são gestores e prestadores de serviço. Os delegados por macrorregião são distribuídos proporcionalmente à quantidade de população.

Mais de 1.600 pessoas, entre prestadores de serviço, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram reunidas no Centrosul, em Florianópolis. O objetivo do evento, que foi promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), era justamente discutir as diretrizes da saúde pública catarinense que serão levadas para a 15 ª Conferência Nacional de Saúde. O tema central em todas as etapas é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

O trabalho de relatoria foi intenso e adentrou a madrugada de sexta-feira. As propostas aprovadas com mais de 70% dos votos nos grupos de trabalho foram automaticamente incluídas no relatório que será apresentado na etapa nacional. As que não obtiveram 70% de aprovação foram levadas para votação em plenária.


Fonte: CNS

Compartilhe a notícia