maio

Saúde em debate no Encontro Regional de Farmacêuticos em PoA

Chamar a sociedade ao debate, compartilhar informações e agir coletivamente para se alcançar o sucesso. Essa afirmação pode resumir um pouco do clima que permeou a abertura do Encontro Regional de Farmacêuticos – Sul, preparatório para 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Porto Alegre (RS), na sexta-feira (20). Mais de vinte farmacêuticos representaram os profissionais catarinenses, entre eles Silvana Nair Leite, Cleidson Valgas, Lisiane Moro João, Caroline Junckes, Luiz Henrique Costa e Ronald dos Santos, integrantes da diretoria do SindFar.

No primeiro dia, os farmacêuticos vindos Santa Catarina, Paraná e especialmente do Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de conhecer, debater, tirar dúvidas e contribuir na construção de propostas a serem levadas para a etapa nacional da Conferência que será em Brasília de 30 de novembro a 04 de dezembro.

Falando ao auditório repleto, a presidente da Fenafar, Célia Chaves, ministrou a palestra de abertura “Após 20 anos de SUS: Histórico e Desafios do Controle Social”. Fez um retrospecto do histórico das Conferências Nacionais de Saúde, inauguradas em 1941, e que foram retomadas com firmeza em 2003.

A presidente da Fenafar apresentou, por exemplo, aos jovens farmacêuticos presentes a trajetória da Conferência Nacional de Saúde, sua construção e desenvolvimento. “No passado havia o predomínio de participação do gestor nas conferências, e isso foi mudando”, revelou Célia. A participação da sociedade e das entidades de classe, a luta pela democratização da participação popular e seu avanço também foi tratado na intervenção. Entre outros temas, o desafio de garantir o controle social do SUS.

Painéis temáticos deram sequência à programação do dia: “A Política Nacional de Assistência Farmacêutica no contexto do acesso e processo de atenção à saúde no SUS”, “A vigilância em saúde no processo de atenção à saúde”e “O controle social no acesso aos serviços e produtos na saúde”.

Com informações da Fenafar