set

Seminário debate ampliação da pauta na comunicação dos sindicatos

Pelo segundo ano, o SindFar/SC participou do 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical. O evento reuniu representantes de onze estados em Florianópolis para discutir o aprimoramento da comunicação e o papel dos sindicatos na mobilização dos trabalhadores para os avanços sociais que a classe trabalhadora necessita.

Dentre os assuntos recorrentes, a necessidade de fazer frente à manipulação que os meios de comunicação tradicionais em geral (jornais, TVs, rádio e portais da internet) promovem em defesa das classes mais privilegiadas. Para os jornalistas e dirigentes sindicais participantes do encontro, os sites, jornais e outros veículos de comunicação dos sindicatos precisam ampliar a sua pauta para além dos assuntos restritos à categoria.

A comunicação sindical deve tratar o trabalhador como cidadão que tem direito a informação sobre os mais diversos temas que lhe dizem respeito. Neste contexto, é preciso que os sindicatos também discutam assuntos da vida coletiva dos trabalhadores com a categoria, como transporte, educação e saúde, dentre outros temas, oferecendo contraponto à abordagem da grande mídia. "Os farmacêuticos são o centro do trabalho do sindicato e o trabalhador farmacêutico tem que ser o foco da nossa notícia", afirmou a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini, que participou do Seminário.

O evento é promovido pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora, organização que congrega sindicatos catarinenses – dentre eles, o SindFar. No próximo ano, o evento deve ocorrer em Curitiba, organizado por sindicatos paranaenses.

Os vídeos do encontro estão sendo disponibilizados na íntegra. Acompanhe abaixo:

"O papel da imprensa sindical na mobilização da classe trabalhadora" – Claudia Santiago (Núcleo Piratininga de Comunicação) e Claudia Costa (assessora de Comunicação da CSP-Conlutas)
"A informação como mentira: A realidade do jornalismo em um mundo de redes sociais" – Breno Altman (jornalista – Ópera Mundi), Gustavo Gindre (jornalista e mestre em Comunicação e Cultura – UFRJ)
"Os movimentos sociais e a disputa comunicacional no Brasil" – Bia Barbosa (Intervozes), Débora Maria da Silva (Mães de Maio) e Kerexu Yxapyry (Cacica da Terra Indígena do Morro dos Cavalos)
"Condições de trabalho e as multifunções na imprensa sindical" – Carlos Eduardo Batista (jornalista e mestrando em História), Renata Maffezoli (jornalista do Andes e diretora do Sindicato dos Jornalistas do DF)
"As experiências da luta comunicacional na Venezuela para a disputa hegemônica" – Esther Tamar Quiaro Vargas (apresentadora do programa Al Instante – Circuito Unión Rádio, da Venezuela) e Elaine Tavares (jornalista e pesquisadora do IELA)