25
nov

SindFar atuante no Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis

manzini_cmsO Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis empossou novos conselheiros para o biênio 2015-2017 nesta terça-feira, 24 de novembro, durante a 123° Reunião Ordinária, na capital. Mais uma vez, o SindFar terá cadeira no CMS. A representante da categoria farmacêutica segue sendo a diretora Fernanda Manzini, que recebeu menção honrosa pela atuação no mandato anterior, quando teve participação destacada, em especial na organização da 9º Conferência Municipal de Saúde, considerada a maior conferência do município da história da capital. "Renovamos o mandato entendendo que cabe também ao Sindicato a participação no controle social para a defesa dos trabalhadores e do SUS como política de saúde pública, estatal, gratuita e de qualidade", afirma a farmacêutica Fernanda Manzini.

Os conselhos municipais são estruturas de controle social previstos na Lei Federal 8.142/90. Seus participantes, intitulados conselheiros, reúnem-se uma vez por mês para discutir as ações e serviços de saúde oferecidos pelo município. A fiscalização da aplicação dos recursos repassados para investimento na Saúde e a aprovação da prestação de contas da gestão municipal também estão entre as atribuições destes mecanismos.

Fazem parte dos conselhos representantes de gestores, prestadores, usuários e trabalhadores/profissionais dos serviços de saúde. Mesmo não sendo titular, Wanderley Vargas costuma participar das reuniões, acompanhando a representante do Bairro Córrego Grande no Conselho. Ativo no conselho comunitário, ele conta que através do CMS foi possível alertar a gestão municipal sobre a falta de profissionais e de estrutura no centro de saúde local. "O prefeito já foi duas vezes na comunidade verificar a situação", conta.

Ele alerta que a atuação dos conselhos depende do empenho dos conselheiros para cumprir o seu papel. "Todo município precisa ter conselho de saúde pra receber verba, mas se os conselheiros não forem combativos o conselho não funciona de verdade", afirma.

As plenárias do Conselho Municipal acontecem nas últimas terças-feira de cada mês no mês no Auditório do Centro de Saúde do Bairro Trindade, ao lado do Terminal de Transporte.

 

Como acontece a escolha dos conselheiros municipais

 

Os novos conselheiros que representam o segmento de usuários e profissionais foram eleitos em plenária no dia 4 de novembro. Eles representam entidades que atendem a regras previstas em edital específico. Segundo a lei, o conselho é composto por 50% de representantes do segmento usuários, um 1/4 de profissionais e 1/4 do segmento gestores e prestadores de serviço. Os representantes dos gestores são indicados pela instituição/órgão correspondente. Os conselheiros não recebem remuneração.

(Foto Secretaria Municipal de Saúde)

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Responsabilidade Técnica

Farmacêuticos(as) podem ser RT em estabelecimentos privados de vacinação

Uma lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União em 15 de setembro, estabelece diretrizes para administração de vacinas em estabelecimentos privados. O texto prevê que nestes locais haja a presença obrigatória de um profissional legalmente habilitado, que pode ser farmacêutico(a), enfermeiro(a) ou médico(a) atuando como responsável […]

Dignidade profissional Direitos

FENAFAR e OIT firmam acordo para promoção do trabalho decente para a categoria farmacêutica

Nesta segunda-feira (28/08), a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) oficializaram um Memorando de Entendimento voltado para a promoção do Trabalho Decente na categoria dos/as trabalhadores/as farmacêuticos. O documento foi assinado pelo primeiro vice-presidente da Fenafar, André Nunes Cavalcante e polo Diretor do Escritório da OIT no Brasil, Vinicius […]

Valorização salarial

Exames em Farmácias e a devida valorização do/a farmacêutico/a

No dia 1º de agosto, entrou em vigor uma medida aprovada em maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autoriza a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios isolados.   A norma cria categorias de serviços de saúde que realizam atividades relacionadas a exames de análises clínicas em três tipos, de […]

SUS

Farmácias do SUS terão que divulgar os estoques dos medicamentos

Farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) terão que divulgar os estoques dos medicamentos. A obrigatoriedade da divulgação está no PL 4.673/2019, aprovado nesta terça-feira (1°) pelo Senado. O texto segue para a sanção presidencial. Se o projeto for transformado em lei, as regras entram em vigor após 180 dias. A informação é […]