jun

SindFar conclama farmacêuticos recém registrados à mobilização

Profissionais recém-registrados em SC receberam suas carteiras profissionais emitidas pelo CRF/SC em Florianópolis no dia 19 de junho no Hotel Plaza Florianóplis. O Sindicato dos Farmacêuticos esteve lá para dar as boas vindas aos novos colegas. A presidente do SindFar Fernanda Mazzini (Nanda) e do CRF/SC Hortência Tierling repassaram informações preciosas para quem inicia a carreira farmacêutica.

Hortência falou sobre as ações legais realizadas pelo CRF/SC e prestou informes de interesse, como as mudanças previstas pela Lei 13021/14, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, transforma a Farmácia em Estabelecimento de Saúde e reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias.

Nanda Mazzini fez um breve relato das ações do sindicato em defesa da profissão e do trabalho farmacêutico. Além de negociar o piso salarial dos profissionais que atuam no comércio, hospitais, laboratórios, distribuidoras e transportadoras e de amparar os direitos trabalhistas do farmacêutico, o SindFar faz a defesa cotidiana de bandeiras como a jornada de 30 horas e piso nacional para a categoria. Também mencionou ações realizadas em conjunto com o CRF/SC por mais vagas e melhorias nas condições.

Procurando ampliar as vagas e qualificar o trabalho do farmacêutico no serviço público, SindFar e CRF/SC requereram aos prefeitos e secretarios de Saúde o reconhecimento da gratificação por Responsabilidade Técnica e Insalubridade. Recentemente, o SindFar enviou correspondência ao Procon de Florianópolis solicitando a fiscalização da permanência do farmacêutico nos postos de medicamentos do município.

"O SindFar faz muito mais do que apenas negociar o piso salarial dos farmacêuticos e só não conseguimos fazer mais por que falta o apoio da categoria", disse a presidente do SindFar, conclamando os colegas à participação e ao fortalecimento das organizações farmacêuticas. "As mudanças que desejamos requerem muita mobilização. Para conquistar um piso nacional precisamos antes tomar parte nas lutas estaduais, a começar pelas campanhas salariais", alertou.

A entrega das carteiras profissionais acontece a cada plenária mensal do CRF/SC.

Veja mais fotos na fanpage do CRF/SC no Facebook