mar

SindFar debate reajuste de 11,08% para farmacêuticos das farmácias e drogarias

Em fase final das negociações salariais, o Sindicato dos Farmacêuticos tem como patamar mínimo o reajuste de 11,08% para todos/as os/as profissionais que atuam nas farmácias e drogarias, incluindo os que já ganham acima do piso. O acordo com os patronais da maioria das regiões alcançou piso salarial de R$ 2.832,54. O próximo passo é a homologação do acordo pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mas os empregadores já podem repassar o reajuste aos profissionais a partir da próxima folha de pagamento. Na região de Itajaí, a negociação também está em reta final.

O percentual de 11,08% equivale à variação do INPC entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016, procurando recuperar as perdas salariais sofridas pela categoria com o aumento médio dos gastos no último período, e é extensivo também ao auxílio-creche. Nenhum dos patronais admitiu ganho real.

Parcelamento do reajuste foi rejeitado pelo SindFar

A proposta inicial dos patronais do comércio das regiões de Criciuma, Tubarão, Joinville, Vale do Itajaí, Região Oeste era parcelar o reajuste em duas vezes: 5,54% em março e 5,54% em maio. A oferta foi recusada pela diretoria do SindFar após estudo realizado pela equipe do sindicato e que identificou que o parcelamento resultaria em perdas financeiras para os farmacêuticos (veja tabela1). "Apenas admitiríamos o parcelamento do reajuste se o percentual alcançasse uma composição com ganho real e o valor se aproximasse ao piso pago na região de Itajaí", explica a presidente Fernanda Mazzini. Com esta intenção, o SindFar enviou nova proposta escalonando o reajuste (tabela 2). A proposta foi rejeitada pelo patronal, que aceitou, então, repassar integralmente o reajuste de 11,08%.

A contraproposta do sindicato patronal de Itajaí e região (Itajaí, Ilhota, Itapema, Penha, Bal.Piçarras, Luis Alves, Navegantes, Balnerário Camboriú, Camboriú, Porto Belo, Canelinha, Tijucas, Nova Trento, Brusque, Guabiruba, São João Batista e Major Gercino) também aponta o mesmo percentual e foi apresentada nesta segunda-feira, 28 de março. A diretoria do SindFar deve definir sua resposta nos próximos dias.

Veja alguns estudos realizados pelo SindFar para a negociação do piso do comércio:

Tabela 1

COMERCIO_tab1_1