dez

SindFar participa da Caravana do SUS em Florianópolis

Florianópolis recebeu no dia 30 de novembro a última etapa da Caravana do SUS a circular pelo Brasil. Cerca de cem representantes de usuários, gestores e prestadores de serviço compareceram à atividade realizada no Hotel Morro das Pedras, no sul da ilha de Santa Catarina. A presidente do SindFar, Caroline Junckes da Silva, e o vice-presidente, Ronald Ferreira dos Santos, participaram dos debates representando os conselhos estadual e nacional de saúde, entidades promotoras do evento.

A mobilização aconteceu durante todo o ano em 23 estados brasileiros com a intenção de ouvir a população e identificar formas de fortalecer o SUS, reconhecendo-o como a maior política pública do mundo, patrimônio da humanidade. No dia 8 de dezembro, acontece a última edição da atividade, desta vez em Brasília.

Um dos principais entraves para a implementação integral do sistema é a falta de um regramento claro para o financiamento da saúde. A estratégia para enfrentar esse problema é a regulamentação da Emenda Constitucional 29, prevista ainda na Constituição Federal de 1998 (que criou o SUS), mas que até hoje não foi aplicada. Como consequência, não há parâmetros sobre percentuais a serem gastos em saúde pelos estados, municípios e união, o que compromete a prestação de um serviço de qualidade acessível a todos, colocando em risco uma das maiores conquistas da sociedade brasileira.

O CNS mantém ainda campanha online pela regulamentação da EC n29. Para aderir, basta acessar (http://www.conselho.saude.gov.br/webec29/index.html). No site também é possível inscrever-se para a etapa nacional da Caravana do SUS (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=3505)

SindFar/Assessoria de Comunicação