ago

Sindicatos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste discutem avanços para o trabalhador farmacêutico

O papel dos farmacêuticos como agentes de transformação social a partir de sua atuação sindical foi o enfoque do 1º Encontro Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Sindicatos Farmacêuticos, em Curitiba entre 16 e 18 de agosto. Através da integração, os dirigentes buscaram trocar estratégias de mobilização dos trabalhadores para avançar nas lutas da categoria, dentre elas, as negociações salariais.

Com base nas experiências exitosas dos estados, os dirigentes definiram resoluções pela valorização dos farmacêuticos nos setores público e privado. Dentre as metas, estão a recomendação para que os órgãos de fiscalização dos estabelecimentos farmacêuticos auxiliem a vigiar as condições de trabalho do farmacêutico. “Desejamos respaldar os colegas que atuam nos conselhos de saúde para que defendam, nestes espaços, medidas de valorização, reconhecimento e proteção do trabalhador farmacêutico”, exemplificou a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini. Ela foi debatedora da mesa “A Valorização do Trabalho Farmacêutico no serviço privado” (Veja aqui a programação completa do encontro).

Representantes dos sindicatos de farmacêuticos nos estados do ES, MG, MT, PR, SC, SP, RS, GO e RJ e da Associação de Farmacêuticos do Distrito Federal marcaram presença nos debates. Além da presidente do SindFar, representaram os farmacêuticos catarinenses os diretores Fernanda Manzini (que integrou a mesa “A Valorização do Trabalho Farmacêutico no serviço público”), Paulo Araújo e Ronald Ferreira dos Santos, que também preside a Fenafar.

Ronald lembrou que o encontro é parte da política aprovada pelos farmacêuticos presentes no último congresso da Federação, realizado em Florianópolis em agosto de 2012. “Em nosso congresso, previmos maior interação dos sindicatos filiados para o fortalecimento de nossa luta e reconhecimento e valorização de nossa categoria. Estes avanços só são possíveis com a unidade organizada de nossa categoria”, observou.