jun

Suspensão de medicamentos e mais de trinta medidas da Anvisa de interesse farmacêutico em maio

Confira as principais resoluções da Anvisa relacionadas a medicamentos, saneantes e outros produtos emitidas no mês de maio:

Consulta Pública de Instrução Normativa (IN) para básicas de tecnologia para a comunicação entre a cadeia de movimentação de medicamentos

– Proibição da distribuição, divulgação, comercialização e uso do Rogaine (Minoxidil) para calvície.

– Suspensão e recolhimento do saneante Diabo Verde.

– Recolhimento voluntário da pomada oftálmica Epitezan.

– Suspensão de todas as propagandas veiculadas pela Vida Comércio de Medicamentos Ltda.

Suspensão, proibição ou interdição cautelar dos medicamentos Acnezil (Cimed), utilizado para controle da acne, AmitriptilinaCarbamazepina (Laboratório Teuto), Dormec (ácido acetilsalicílico) fabricado pela Indústria de Medicamentos Custódia IMEC; Tylemax (Paracetamol), da empresa Natulab Laboratório S/A,

– Suspensão da importação de dois lotes de vacinas conjugadas contra hepatite B e Haemophilus Influenzae tipo B (Hib), fabricadas pela empresa indiana Serum Institut of India Ltda.

– Aprovação de uma nova indicação o medicamento Truvada, que passa a ser indicado também em casos de pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV-1.

– Suspensão de condicionador infantil da marca Cocoricó

– Proibição do produto Clear Plus Solução Antimicótica para unhas (micose), fabricada pela empresa Jose de Brito Daniel.

Suspensão dos medicamentos Colírio Neo Brasil, Gastrol TC e Bisuisan, fabricados pelas empresas Brainfarma Indústria Química e Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamento.

Suspensão do Medicamento Hadol (haloperidol), utilizado para esquizofrenia, fabricado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica

– Proibição da fabricação, distribuição, comercialização e uso do produto  Cáscara Sagrada EC, da empresa As Ervas Curam

Suspensão e interdição dos medicamentos Norfloxacino (da empresa Cimed)) indicado para infecções do trato urinário, febre tifoide, gastroenterites, e Trisenox (da empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S/A), indicado para o tratamento de leucemia promielocítica aguda (câncer do sangue e medula óssea).

– Autoriza o registro da Basaglar, a primeira insulina biossimilar do Brasil, mais uma opção de tratamento para as pessoas com diabetes do tipo 1 e 2.

– Autoriza o registro de novo medicamento para utilização em exames de ressonância magnética com contraste, o gadobenato de dimeglumina.

– Apreensão de lotes falsificados do hormônio de crescimento Hormotrop, da empresa Laboratório Químico Farmacêutico Bergano Ltda.

Cancela a comercialização do Suplemento de Vitamina C à Base de Café Verde, da empresa Promel Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda, das  marcas Detox, End Hair, Skin Caps, Turbo Slim, Super Slim X e Hair Nutri, da mesma empresa Promel, e o Suplemento de Colágeno, Proteína do Leite e Vitamina B6 em Cápsulas, fabricado pela Poly Flora Produtos Naturais Ltda.

Registra o primeiro autoteste para triagem do HIV – Action, da empresa Orangelife Comércio e Indústria  – para venda em farmácias e drogarias no Brasil.

– Atualiza mecanismos e procedimentos para o rastreamento de medicamentos.

Incluiu 19 novas substâncias entre produtos biológicos, princípios ativos, excipientes e plantas de interesse da indústria farmacêutica. Uma delas é a Cannabis.

Aprovação do medicamento Entresto® (sacubitril/valsartana), para insuficiência cardíaca.

– Proibição dos temperos páprica doce da marca Mestre Cuca e páprica, da marca Kitano.

– Suspensão da divulgação do produto Chá Amargo Natural Ervas, da Loja Folha Verde e Natural Ervas com Mercesuite.

Proibiu da fabricação, distribuição e comercialização dos produtos Chá de anis estrelado (Illicium verum Hook), Chá de noz pecan (Carya illinoensis), Chá de endro (Anethum graveolens L.), Chá de gengibre (Zingiber officinale),da marca SAÚDE & SABOR, Suplemento de cálcio a base de calcita, e Lglutamina em pó.

Interditou lote do produto Alimento para Suplementação de Nutrição Enteral Sabor Chocolate, da marca Frebini Energy Fibre Drink.

Proibição dos cosméticos fabricado por StarClear Cosméticos e pela empresa José de Brito Daniel; e do produto alisante do “Botox 3D Lisieux France Sungold”, fabricado pela empresa B.E.G Indústria e Comércio de Cosméticos.

Suspensão do lote de genérico Glicose 10%, fabricado pela empresa Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Suspensão de propaganda de produtos alimentícios fabrigados pela empresa Biolab Sanus Farmacêutica Ltda e Ana Claudia Queiroz Pereira.

Suspensão de lotes dos medicamentos Floxicam (piroxicam), da empresa Brainfarma; e Beta Long (fosfato de betametasona 3mg/ml e acetato de betametasona 3mg/ml), fabricado pela União Química Farmacêutica. Interdição de lotes do medicamento Captopril 25mg, fabricado pelo Laboratório do Estado de Pernambuco (Lafepe).

– Suspensão da fabricação e comércio de 30 medicamentos da empresa Vic Pharma Indústria e Comércio Ltda.