Tipos de Contribuição

Contribuição Associativa (Filiação)

Também chamada mensalidade do sócio ou anuidade, está diretamente ligada à adesão ou filiação ao sindicato, independente de ser empregado ou empregador. O valor é decidido em reunião de Diretoria. A Contribuição Associativa (Filiação) NÃO É OBRIGATÓRIA, porém a adesão voluntária no seu recolhimento reflete a consciência de classe, fundamental para o fortalecimento da entidade sindical. O Filiado tem direito de usufruir de assessoria jurídica e demais parcerias realizadas entre SINDFAR e terceiros, tais como academias, clínicas, planos de saúde, etc. Para conhecer as parcerias e saber como filiar-se, acesse as opções do menu FILIADO.

Contribuição Sindical

A Contribuição Sindical está prevista no artigo 578 da CLT e constitui-se na contribuição devida aos Sindicatos pelos que participam das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades. Seu desconto está condicionado à autorização prévia e expressa por meio de assembleias da categoria. Saiba mais

O valor arrecadado é distribuído da seguinte forma:

60% para o sindicato respectivo;

15% para a Federação correspondente;

5% para a Confederação correspondente;

10% para as Centrais Sindicais;

10% para a Conta Especial Emprego e salário (Governo Federal).

Contribuição Assistencial (Negocial)

A contribuição negocial/assistencial financia as despesas do processo de negociação das convenções coletivas de trabalho (CCT) com os Sindicatos Patronais e é prerrogativa prevista no art. 513 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O seu valor é definido em assembleia geral da categoria e este ano equivale a 3% do piso salarial. Tal contribuição é descontada dos farmacêuticos no mês de agosto e paga ao SINDFAR-SC (por guias próprias emitidas pelo sindicato), disponibilizadas no mês de setembro.