nov

Trabalhadores retomam as ruas em luto pela reforma trabalhista

Nesta sexta (10), véspera do dia em que entra em vigor a Reforma Trabalhista, diversas categorias de trabalhadores prometem tomar as ruas em todo o país em protesto contra a retirada massiva de direitos. Aprovada pelo governo Michel Temer com a conivência dos deputados e senadores, a reforma foi condenada não apenas por representações das categorias trabalhistas como pela própria Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Mesmo diante de inconstitucionalidades apontadas pelos próprios juízes do trabalho e ignorando os apelos e as resistências dos sindicatos que representam os trabalhadores, o governo conseguiu levar a cabo o seu plano de desmantelamento da proteção ao direito de quem produz a riqueza do país. O governo também já sinalizou: vai aguardar a reação do mercado para regulamentar muitos dos dispositivos previstos na reforma. Por "mercado" leia-se  – mais uma vez  – o empregador. O empregado, parte mais frágil da relação trabalhista  – o que motivou a criação da CLT nos anos 30 –  mais uma vez, não tem voz.

Em Florianópolis, a mobilização começa com uma assembleia universitária às 10h30 em frente à reitoria da UFSC. A partir das 16h, trabalhadores/as e estudantes se concentram em frente ao Terminal Central (Ticen). A mobilização é chamada por diversas organizações, entre elas centrais sindicais. "Quem puder deve se agregar às manifestações nas suas cidades pois apenas unidos conseguimos mudar esta realidade que se mostra cada vez mais adversa para os trabalhadores", afirma a presidente Fernanda Mazzini.

Confira os locais das mobilizações em Santa Catarina

Florianópolis
16h: Ato no Ticen
Chapecó