01
jul

Um só corpo*

Todos os anos, o SindFar apresenta em sua pauta, aprovada em assembleia, um único piso para o Estado. Nossa intenção é nivelar o salário da categoria e evitar que haja diferenciação entre as regiões. Entretanto, há sindicatos patronais representando as diferentes área de atuação e ainda os sindicatos patronais do comércio que tem base regional (um para cada região do estado). Ou seja: são 10 sindicatos patronais com quem o SindFar precisa negociar o piso dos farmacêuticos, além de três federações.

Cada patronal faz assembleias com a sua base para avaliar a nossa pauta de reivindicações. Alguns costumam negociar em conjunto; outros, em separado. Este é caso do patronal de Itajaí, que avalia a reivindicação salarial do farmacêutico de forma independente.

Quem acompanha as negociações através do Blog da Campanha Salarial sabe o esforço imenso que o Sindfar faz para conseguir um piso melhor e isonômico. Vejam bem: PISO. Piso não significa teto. Cada profissional pode e deve negociar também em seu local de trabalho, se tiver abertura com o empregador. Mas o piso negociado entre o SindFar e 13 patronais norteia o salário da maioria dos colegas. Então, nada mais justo que todos os farmacêuticos se envolvam na definição da pauta de reivindicações, na formulação das estratégias e argumentações para as negociações e também na adesão às estratégias de pressão para que os patronais compreendam a necessidade dos nossos pleitos. É preciso, de fato, fazer parte, responder aos chamados do Sindicato para participar das assembleias e das ações de pressão (uso do adesivo, mobilizações pelas redes sociais).

Quem faz o sindicato forte é a categoria é necessário que todos, indistintamente, mobilizem-se. Os colegas que trabalham em grandes redes tem mais possibilidades de fazer isso, pois em são em maior número, o que amplia as chances de mobilização para paralisações e outras ações.

Sozinho e imediatamente, o sindicato jamais vai conseguir um piso de R$ 5.000,00 para categoria, mas a elevação gradual do salário pode acontecer a cada ano desde que todos se envolvam. Isso não é utopia. No Estado do Piauí, a coragem de 14 farmacêuticos que paralisaram, com o apoio do seu sindicato e do CRF, fez história na categoria. Eles conquistaram 14% de aumento no piso. A mobilização criou um efeito cascata que fez com que os outros empregadores acatassem o aumento.

A negociação do piso 2014/2015 começa agora. Participe da comissão de negociação do Sindfar, converse com os colegas em seus locais de trabalho, atue junto às associações de farmacêuticos, responda aos chamados do SindFar. Faça parte das campanhas das 30 horas, Farmácia Estabelecimento de Saúde, pelo Piso Nacional. Não aceite qualquer oferta de salário ou jornadas extenuantes que excedam 44 horas. Não se inscreva em concursos que ofereçam salários abaixo do piso. Negociem com seu patrão, mostre a ele que você é essencial dentro do estabelecimento, que os farmacêuticos fazem a diferença na atenção e na assistência farmacêutica. Atualize-se e seja ético. Acredito que se cada profissional fizer a sua parte e, ao mesmo tempo, pensar na categoria como um só corpo, conseguiremos atingir os nossos objetivos e sairemos vitoriosos. A Diretoria do Sindfar precisa do apoio dos colegas para fazer avançar a luta dos farmacêuticos.

*Fernanda Mazzini, presidente do SindFar/SC

Compartilhe a notícia