maio

Uma farmacêutica na vice-presidência do CES

A presidente do Sindicato dos Farmacêuticos Caroline Junckes da Silva foi eleita vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) neste dia 11 de maio. A cadeira é a mais importante entre as escolhidas pelo plenário de conselheiros, considerando que a presidência é cargo nato ocupado pela Secretaria Estadual da Saúde.

Eleita por aclamação, a representante dos farmacêuticos também foi indicação unânime dos conselheiros que representam os usuários e as categorias profissionais (enfermeiros, médicos, odontólogos e outros trabalhadores). “É uma grande conquista para os farmacêuticos e também para o segmento dos profissionais da saúde”, afirma Caroline Junckes.

A farmacêutica atua no CES desde 2007, mas o SindFar conquista cadeira pelo segmento dos trabalhadores da saúde desde 1992. Nesse período, o vice-presidente Ronald Ferreira dos Santos também já exerceu a função.

Os Conselhos de Saúde foram criados pela Lei Nº 8.142 e procuram garantir que a população possa colaborar com as políticas de saúde dos municípios, estados e do país. É formado por representantes do governo, usuários do SUS, prestadores de serviço e trabalhadores da saúde. Sua função, definida pela lei, é “formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros”.