17
jul

Vigilância em saúde pauta conferência nacional

O Conselho Nacional de Saúde está mobilizando o Brasil para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que acontece entre 21 e 21 de novembro em Brasília. Sob o tripé "Proteção social, território e democracia", o encontro tem como eixo central a proposição de diretrizes para a política nacional de vigilância sob a perspectiva do fortalecimento do SUS.

A Conferência é um dos desdobramentos da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015. Antes da fase nacional, a exemplo dos outros debates desta natureza, haverá etapas locais (municipais e macroregionais), estaduais e nacionais. As fases locais acontecem até 31 de agosto e as estaduais, até 21 de outubro.

O programa prevê quatro subeixos:
• Subeixo 1 – O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS
• Subeixo 2 – Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde
• Subeixo 3 – Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.
• Subeixo 4 – Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde

Procurando estimular o envolvimento da população nas políticas de interesse coletivo, o Conselho Nacional de Saúde também realizou outras duas conferências neste ano: a 1ª Conferência Livre de Comunicação e Saúde e a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.

"De forma coletiva, vamos trabalhar para se fazer cumprir os preceitos básicos: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", conclama o documento orientador assinado pelo presidente do CNS, Ronald Ferreira dos Santos.


Saiba mais!

A vigilância se divide entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas.

A vigilância ambiental se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.

As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Realizam também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente.

Já a área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Confira outros conceitos relacionados à saúde Pública no glossário "SUS de A a Z", da Fiocruz

Com informações da Fiocruz

 

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Piso salarial Sem categoria

Divulgado o índice de reposição salarial dos farmacêuticos

Já estão valendo os novos pisos salariais dos farmacêuticos(as) de Santa Catarina. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, acaba de ser divulgado pelo IBGE e ficou em. 3,86%. O percentual de reposição salarial deve ser aplicado na folha de pagamento de março de 2024. A reposição está garantida […]

Eleições no Sindfar

Eleita a nova diretoria do Sindfar/SC para o triênio 2024/2027

O farmacêutico Luiz Henrique Costa foi reeleito presidente do Sindfar/SC para o próximo mandato à frente da entidade que representa os farmacêuticos e farmacêuticas catarinenses. A única chapa inscrita, “TRABALHO FARMACÊUTICO PRODUTOR DE VALOR, PRODUTOR DE DIREITOS” obteve a maioria dos votos. A eleição ocorreu na terça-feira 12 de março pela rede mundial de computadores. […]

Eleições no Sindfar

Participe da eleição da nova diretoria do Sindfar 

Estamos nos aproximando de um momento importante para o futuro do nosso sindicato: a eleição da nova diretoria, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 12 de março.  É fundamental lembrar a todos sobre a importância da participação nesse processo democrático, pois é através do seu voto que você contribui para os rumos e as ações […]