dez

Vote contra o Ato Médico

O Senado Federal, onde tramita o Projeto de Lei do Ato Médico (PL nº 7.703/2006), está realizando uma enquete para colher opiniões sobre a matéria. Clique aqui e diga “não” para evitar esse retrocesso à saúde do Brasil!

O projeto centraliza as ações de saúde no profissional médico e tira a autonomia de outras 13 categorias – dentre elas, a dos farmacêuticos. Ele prevê exclusividade dos exames citopatológicos aos médicos patologistas e citopatologistas, excluindo os profissionais farmacêuticos das Análises Clínicas.

Mas essa restrição não é a que deve centrar a atenção da categoria, segundo a presidente da Fenafar, Célia Chaves. “Temos que garantir sim a atuação do profissional farmacêutico nesta área, mas o principal motivo que nos coloca contra o Ato Médico é o espírito da lei, que trata o médico como chefe, como centro do trabalho na área da saúde. Somos todos profissionais de saúde que merecem respeito e têm responsabilidades e direitos iguais”, enfatiza.

A presidente Caroline Junckes da Silva conclama os farmacêuticos catarinenses a tomarem parte desse debate. “Precisamos nos unir às categorias da saúde, discutir o assunto com os colegas e acompanhar a tramitação da matéria que é do interesse não somente dos profissionais de saúde mas de toda a população”, afirma. Em novembro deste ano, o SindFar participou de audiência pública que reuniu representantes das categorias da saúde na Assembleia Legislativa para discutir o tema.

A campanha “Diga NÃO ao Ato Médico”, que envolve diferentes categorias nessa luta, mantém na internet o site www.atomediconao.com.br, onde disponibiliza informações sobre a tramitação do projeto e um modelo de carta aos senadores pedindo a rejeição da proposta.

Assessoria de Comunicação/SindFar