jul

Assembleia debate tese e elege representantes para 7º Congresso

A categoria farmacêutica preparou a participação de Santa Catarina no 7º Congresso da Fenafar durante assembleia no dia 29 de junho. O encontro teve participação de lideranças expressivas da base da categoria para debater e acolher contribuições para a tese “Valorizar o Trabalho do Farmacêutico contribui para a Saúde e o Desenvolvimento do Brasil”. O documento que contextualiza histórica, política e economicamente a luta farmacêutica, propõe estratégias para alcançar os objetivos da categoria.

As organizações sindicais de todos os estados que fazem parte da Fenafar aprofundam o texto da tese que será finalizado durante o 7º Congresso e que regerá a atuação da Federação Nacional dos Farmacêuticos pelos próximos três anos. Entre os temas destacados pelos catarinenses, o papel da Ciência & tecnologia, reforma tributária e a necessidade de democratização do acesso às novas tecnologias. Depois de sistematizadas, as propostas serão publicadas no site do SindFar.

Foram convidados para contribuir com o debate os farmacêuticos José Miguel do Nascimento Junior (diretor do SindFar, ex-presidente do CRF e atual chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde); Norberto Rech (diretor do SindFar e atual assessor da presidência da Anvisa); Clair Castilhos (ex-diretora do SindFar) e Caroline Junckes (diretora do SindFar e diretora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB). “Se hoje o SindFar existe, se podemos contar políticas e normas como a RDC 44 da Anvisa, o projeto Farmácia Popular e outras medidas de valorização do farmacêutico e da saúde pública, é porque temos estes expoentes catarinenses. É uma honra contar com a experiência e a participação destes colegas num debate que é decisivo para o futuro da nossa profissão”, disse a presidente Fernanda Mazzini.

O encontro elegeu quinze farmacêuticos para representar a categoria do estado no 7º Congresso. São eles:

Titulares

Elaine Cristina Huber