nov

Assembleias definem piso que os farmacêuticos reivindicarão no próximo ano

Florianópolis, Blumenau e Joinville terão assembleias da categoria farmacêutica para definição da pauta de reivindicações 2018/2019. Os encontros que definirão piso salarial e outras cláusulas a serem asseguradas pela negociação com os empregadores ocorrem nos dias 20, 21 e 23 de novembro.
Para facilitar a participação dos profissionais da região de Florianópolis, onde há concentração do número de farmacêuticos, o SindFar traz este ano uma novidade: serão realizadas 3 assembleias em três turnos diferentes no dia 23 de novembro. Joinville também terá assembleia extra.

Confira o calendário:

Assembleias da campanha salarial

JOINVILLE e REGIÃO – 20/11 Tarde: 13:30h na Univille Unidade Centro (sala B 101)
Noite: 19h (Edifício Terraço Center – Rua Mario Lobo, 61, Auditório, 15º andar)
BLUMENAU e REGIÃO – 21/11

Noite: 19h (FURB- campus 3 – Sala A 600)

FLORIANÓPOLIS e REGIÃO – 23/11

Manhã: 10h;
Tarde: 14h30min
Noite: 18h

Todas na sede do SindFar (Rua Saldanha Marinho, 116- sala 801 – Centro

Os locais foram definidos com base na disposição dos dirigentes em realizar as assembleias. O SindFar poderá oferecer auxílio para o deslocamento de profissionais que residam em outras cidades e que decidam formar caravanas para participar dos encontros. Para isso, basta entrar em contato com o SindFar pelo e-mail fernanda@sindfar.org.br ou Whatsapp 48 96238798.

Com a reforma trabalhista, que entra em vigência no dia 11 de novembro, as convenções coletivas passam a ter força de lei. "Até hoje, as convenções eram formas de assegurar direitos além da Consolidação das Leis Trabalhistas. Mas com a reforma, ela se sobrepõe à CLT, e isso quer dizer que nunca foi tão importante fortalecer esse instrumento construído coletivamente pela categoria", explica a presidente Fernanda Mazzini (Nanda).

Pela convenção vigente, os farmacêuticos tem direito a faltar o trabalho para participar das assembleias. Veja o que diz a cláusula 25ª da convenção dos colegas que atuam nas farmácias e drogarias:

"Os farmacêuticos terão abonadas suas faltas, em número de até 04 (quatro) por ano, para participar de congressos, reuniões, simpósios e encontros técnicos do setor farmacêutico, desde que pré-avisem o empregador e o Conselho Regional de Farmácia com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas e comprovem o seu comparecimento através de atestado ou certificado."

O aviso ao CRF pode ser feito por meio deste link. Como comprovante, anexe o edital disponível aqui. O atestado de participação será fornecido pelo SindFar durante as assembleias.

A hora agora é de mobilização para que a categoria participe deste momento democrático e privilegiado, em que todos os colegas tem oportunidade de expressar a sua opinião, votar e definir as estratégias para a campanha salarial. Em breve, o SindFar divulgará a pré-pauta que será debatida durante as assembleias. Enquanto isso, repasse a informação para os colegas e guarde a data da assembleia mais próxima.

Confira abaixo o texto do edital que deve ser publicado em três dias (6, 7 e 8 de novembro), como determina o estatuto do SindFar.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
       A Diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina – SINDFAR/SC, no uso de suas atribuições, convoca os integrantes da categoria que pertençam às seguintes áreas de atuação: Análises Clínicas, Hospitalar, Distribuidoras de Medicamentos/Correlatos, Indústria e o Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de SC para comparecerem às Assembleias Gerais Extraordinárias que serão realizadas nas datas, locais e horários (1º e 2º convocações) abaixo designadas a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
Discussão e aprovação da pauta de reivindicações, com vistas à celebração da convenção coletiva de trabalho 2018/2019;
– Outorgar poderes à Diretoria do Sindicato para negociar as reivindicações aprovadas;
– Firmar Acordo;
– Caso frustradas as negociações, instaurar Dissídio Coletivo.
FLORIANÓPOLIS e REGIÃO
Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina
Rua Saldanha Marinho, 116- sala 801
Centro – Florianópolis, SC