12
jan

Ativistas celebram a retomada da participação popular na construção de políticas públicas

A defesa da democracia e a retomada da participação popular na construção de políticas públicas estão entre os destaques apontados pelo Conselho de Participação Social do Gabinete de Transição Governamental, que encerrou suas atividades na terça (10/01).

O Conselho foi constituído por 62 movimentos populares, organizações da sociedade civil, fóruns e espaços de articulação política e social representativos da diversidade das lutas por direitos do povo brasileiro. Nos últimos quarenta dias, o grupo elaborou um diagnóstico acerca da destruição dos canais de participação e diálogo social no poder executivo federal, além de propostas para retomada das institucionalidades e instrumentos de participação popular na elaboração e controle de políticas públicas.

No documento, destaca-se importantes vitórias concretizadas desde o início do governo Lula, entre elas a revogação do Decreto 9.759/2019, que impunha restrições e limites à participação popular em órgão colegiados, e a decisão do presidente da República de criar o Conselho da Participação Social como instância consultiva permanente acerca das políticas de participação popular e do diálogo social, tendo como referência a experiência desenvolvida na transição.

“Inauguramos no dia 1º de janeiro um novo tempo no Brasil, o tempo da democracia. Todos precisamos ter consciência que uma das principais tarefas da democracia, neste nosso tempo, é combater um dos piores males que é a mentira. Nada melhor do que a prática da participação para se estabelecer os critérios da verdade”, afirma Ronald dos Santos, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que compôs a executiva do Conselho de Participação Social do Gabinete de Transição.

“Tudo isso vai fortalecer, inclusive, a mobilização para a nossa 17ª Conferência Nacional de Saúde”, completa Ronald, que também integra a Comissão de Mobilização e Articulação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será promovida pelo CNS e Ministério da Saúde, de 2 a 5 de julho, em Brasília.

Repúdio

O grupo também manifesta seu “veemente repúdio aos atos golpistas e criminosos que depredaram as sedes dos três poderes no último domingo em Brasília com a negligência e conivência das forças de segurança”, e defendem “a responsabilização com o rigor da lei, de todos que atentaram contra a democracia e o patrimônio público e histórico nacional, bem como daqueles que se omitiram frente aos seus deveres legais”.

Fonte: CNS

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Notícias

Da semente ao paciente: o papel estratégico do farmacêutico no uso terapêutico da Cannabis em pauta no Farmapolis 2026

A recente regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre todas as etapas de produção da cannabis para fins medicinais no Brasil ampliou a segurança para atuação profissional no chamado mercado verde. O Simpósio “Uso Terapêutico da Cannabis”, realizado neste sábado (20 de junho) no último dia do Farmapolis 2026, reuniu referências da pesquisa, […]

Notícias

Confira a programação do último dia do Farmapolis 2026

O terceiro e último dia do 17º Farmapolis tem 19 atividades na programação.  Um dos destaques do dia é o Simpósio sobre Uso Terapêutico da Cannabis, que terá transmissão ao vivo a partir das 11h pelo canal da Fenafar no Youtube.  Também será possível assistir em tempo real do encontro O Trabalho e Educação em […]

Notícias

Trabalho digno, carreira no SUS e valorização profissional pautam seminário no 17º Farmapolis Brasil

A defesa de condições dignas de trabalho, a luta pelos pisos salariais nacionais, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a construção da Carreira Interfederativa do SUS e o fortalecimento dos espaços de negociação coletiva estiveram no centro dos debates do seminário “Trabalho na Saúde: Jornada, Salário, Carreira e Ambiente”, realizado nesta quinta-feira […]