jan

Atualize seus dados para receber a guia do imposto sindical

A partir de 25 de janeiro, o SindFar começará a emitir os boletos da contribuição sindical obrigatória, ou imposto sindical 2016. Apenas a partir desta data, os profissionais poderão retirar a guia. Para recebê-la corretamente, é fundamental que todos os profissionais regularmente inscritos em Santa Catarina atualizem o seu endereço. O vencimento ocorre em 29 de fevereiro. Até lá, os empregados das empresas que receberem fiscalização do Ministério do Trabalho devem apresentar a guia paga referente ao ano de 2015.

A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT e possui natureza tributária. O art. 8º da Constituição prevê “o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato”.

O boleto terá valor de R$160,00. Devem quitá-lo os profissionais que estiverem atuando na área. A taxa equivalente a um dia de trabalho também pode ser descontada na folha de pagamento dos profissionais, mas o pagamento da guia emitida pelo SindFar garante que a sua contribuição seja direcionada à entidade que representa legalmente a categoria farmacêutica. Através desta forma de pagamento, o profissional também fica isento da Taxa Negocial.

Todos os procedimentos para retirada das guias serão informados através do site do SindFar e pelo boletim eletrônico. Se você não é assinante, cadastre-se aqui

Saiba mais sobre as contribuições.