17
maio

Brasil debate saúde da população trabalhadora

Em Santa Catarina, morre um trabalhador por dia em função de acidentes de trabalho. Nosso Estado ocupa o vergonhoso 1º lugar no ranking de acidentes. Os dados que escancaram uma realidade pouco conhecida e exigem providências do Estado foram divulgados durante a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador nos dias 14 e 15 de maio, em Florianópolis. A presidente do SindFar, Fernanda Mazzini, participou do encontro. 

As conferências Macroregionais são a primeira etapa do debate que mobiliza os trabalhadores brasileiros sobre a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Criado em 2012 pelo Ministério da Saúde para "definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos”, o plano nunca saiu do papel. Após dois anos, centenas de trabalhadores ainda são mutilados e morrem na fila do SUS à espera de atendimento.

As 61 propostas aprovadas no encontro e nas outros seis realizados no Estado serão levadas para a etapa estadual que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho. A Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que reunirá os delegados eleitos para defender as propostas de cada Estado, está marcada para o período de 10 a 14 de novembro.

Também representou os farmacêuticos nas etapas macrorregionais o vice-presidente do SindFar, Cleidson Valgas.

Compartilhe a notícia