15
set

Categoria farmacêutica mobilizada para a 7ª Conferência Estadual de Saúde

Santa Catarina realiza nos dias 23, 24 e 25 de setembro a 7ª Conferência Estadual de Saúde. O encontro vai acolher as propostas e contribuições da população catarinense para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Programada inicialmente para ocorrer em Lages, o evento deve acontecer no Centrosul, em Florianópolis. No mínimo vinte farmacêuticos integram a lista de delegados eleitos pelo Estado, o que demonstra a ampla mobilização da categoria em torno do mais importante esforço pela consolidação e aprimoramento do SUS no Brasil.

Desde o ano passado, organizações farmacêuticas como a Fenafar, Escola Nacional dos Farmacêuticos, SindFar e CRF/SC estão empenhadas em preparar a intervenção dos profissionais que atuam no serviço público e que participam dos conselhos de saúde para a conferência. Em 2014, as Oficinas de Avaliação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica iniciaram o debate sobre o aprimoramento do SUS sob a perspectiva da categoria farmacêutica. Neste ano, os  Encontros Estaduais de Farmacêuticos preparatórios para  a 15º Conferência Nacional de Saúde retomaram o debate e oportunizaram importante acúmulo de debate para a categoria. Mais recentemente, a Comissão de Assistência Farmacêutica Pública do CRF/SC reuniu alguns dos delegados da 7ª Conferência Estadual de Saúde para analisar as propostas a serem debatidas na Conferência.

A 7ª Conferência Estadual de Saúde vai analisar as propostas formuladas e aprovadas nas etapas municipais de SC. Segundo a diretora do SindFar Fernanda Manzini, os farmacêuticos organizam sua participação prioritariamente em eixos estratégicos como o Eixo I (Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade), Eixo IV (Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde), Eixo V (Financiamento do SUS e Relação Público-Privado) e Eixo VII (Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS). Temas de interesse específico para o Estado também são levados em consideração. "Em âmbito estadual é importante debater a privatização dos serviços de saúde como hospitais e Samu, com a entrada de OS. Precisamos discutir também a necessidade de políticas de fomento para a estruturação de laboratórios oficiais para a produção de medicamentos e o fortalecimento das indústrias já existentes", exemplifica a farmacêutica, que também é delegada e integrou a comissão organizadora da Conferência de Florianópolis.

Os farmacêuticos catarinenses também irão propor duas moções: uma sobre o não cumprimento da determinação da presença do farmacêutico durante todo o período de funcionamento dos hospitais e outra pelo cumprimento da legislação que determina que a fiscalização da Vigilância Sanitária em estabelecimentos farmacêuticos seja feita por farmacêuticos.

Veja a lista dos/as delegados/as eleitos/as para a 7ª Conferência Estadual de Saúde

Acompanhe as notícias no site da 15ª CNS

Leia também

Farmacêuticos catarinenses propõem avanços para a Farmácia e a Saúde do Brasil

Capital realiza etapa municipal da Conferência de Saúde

 

Veja a programação completa da 7ª Conferência Estadual de Saúde

PROGRAMAÇÃO
23/09/15 (QUARTA-FEIRA)
08:00 – Credenciamento
08:30 -Coffee Break
09:00 -Cerimônia de Abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina
"Dr. João José Cândido da Silva"
10:00 – MESA 1 – CONFERÊNCIA PRINCIPAL
“SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS: DIREITO DO POVO BRASILEIRO”
Palestrante: Heider Aurélio Pinto – Secretário de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde
11:00 – Aprovação do Regulamento
12:00 – Almoço
14:00 – MESA 2 – PALESTRA-DEBATE
– FINANCIAMENTO DO SUS E RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA;
– GESTÃO DO SUS E MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE;
– CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO SUS.
– Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde
– Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde
– Coordenador da mesa: Paulo Luiz Cantanhede Orsini – Diretor de Educação Permenente da SES/SC
15:00 – MESA 3 – PALESTRA –DEBATE
– PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS
– Palestrante: Jair Brandão – Coordenador da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Pernambuco
– Coordenador da mesa: Alexandre Cunha dos Santos – Conselheiro Estadual de Saúde de Santa Catarina/Usuário
15:45 – Debate
16:30 – Coffee Break
16:50 – 19:00 – Grupos de trabalho
24/09/2015 (QUINTA-FEIRA)
08:00 – 19:00 – Grupos de Trabalho
09:30 – Coffee Break
12:30 – Almoço
16:30 – Coffee Break
25/09/2015 (SEXTA-FEIRA)
08:00- 16:00 – Plenária Final (Aprovação do relatório final da 7ª Conferência Estadual de Saúde, eleição e homologação dos delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde) – Coordenador da mesa: Jorge dos Passos Corrêa Cobra – Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina
12:30 – Almoço
16:00 – Encerramento / Coffee Break

Compartilhe a notícia