20
jun

Dois livros do Projeto Integra serão lançadas em julho

Dois livros relacionados ao projeto integra serão lançados no dia 5 de julho de 2022, às 17h durante um café da tarde a ser realizado no Auditório Freitas Nobre no anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

A atividade é organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica da Câmara, pelo Conselho Nacional de Saúde, a Escola Nacional dos Farmacêuticos e a Federação Nacional dos Farmacêuticos.

As obras que serão apresentadas são:

Solidariedade ou Apartheid? Lições aprendidas na pandemia – Jorge Bermudez – O livro apresenta textos publicados durante a pandemia de COVID-19, nos anos 2020 a 2022, em diversos veículos de comunicação, com análise crítica e reflexão sobre esta temática, na defesa intransigente do acesso a medicamentos e insumos para saúde como direito de todos.

Integração das Políticas de Saúde de Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – Material Didático para Formação de Lideranças em Saúde. O livro apresenta o conteúdo pedagógico utilizado na formação de lideranças em saúde para o fortalecimento das políticas de saúde abordadas no Projeto Integra.

O Integra é um projeto que tem por objetivo promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, sociais e é organizado pela Fundação Oswaldo Cruz, pela Escola Nacional dos Farmacêuticos e pelo Conselho Nacional de Saúde, com apoio da Organização Panamericana de Saúde.

A Iniciativa do Integra surgiu em 2021, em pleno contexto da pandemia de Covid-19 e atualmente está na sua segunda fase, quando estão acontecendo encontros regionais presenciais em sete capitais brasileiras. Antes, na primeira fase, mais de 700 pessoas de todos o país foram capacitadas de forma online, num curso com duração de oito semanas.

Os encontros do Projeto Integra reúnem conselheiros de saúde, integrantes dos movimentos sociais e das entidades da sociedade civil organizada, profissionais e gestores da saúde, professores, pesquisadores e estudantes, para discutir temas relevantes para a saúde pública do país.

As próximas etapas presenciais do projeto ocorrerão nas cidades de São Luís (MA), de 7 e 8 de julho; Florianópolis (SC), nos dias 14 e 15 de julho e Goiânia (GO), de 21 a 22 de julho de 2022. Até agora, as atividades do projeto foram realizadas em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio Branco (AC). As inscrições para essas etapas estão abertas no site: escoladosfarmaceuticos.org.br/integra

Redação da Fenafar

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Notícias

Da semente ao paciente: o papel estratégico do farmacêutico no uso terapêutico da Cannabis em pauta no Farmapolis 2026

A recente regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre todas as etapas de produção da cannabis para fins medicinais no Brasil ampliou a segurança para atuação profissional no chamado mercado verde. O Simpósio “Uso Terapêutico da Cannabis”, realizado neste sábado (20 de junho) no último dia do Farmapolis 2026, reuniu referências da pesquisa, […]

Notícias

Confira a programação do último dia do Farmapolis 2026

O terceiro e último dia do 17º Farmapolis tem 19 atividades na programação.  Um dos destaques do dia é o Simpósio sobre Uso Terapêutico da Cannabis, que terá transmissão ao vivo a partir das 11h pelo canal da Fenafar no Youtube.  Também será possível assistir em tempo real do encontro O Trabalho e Educação em […]

Notícias

Trabalho digno, carreira no SUS e valorização profissional pautam seminário no 17º Farmapolis Brasil

A defesa de condições dignas de trabalho, a luta pelos pisos salariais nacionais, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a construção da Carreira Interfederativa do SUS e o fortalecimento dos espaços de negociação coletiva estiveram no centro dos debates do seminário “Trabalho na Saúde: Jornada, Salário, Carreira e Ambiente”, realizado nesta quinta-feira […]