02
fev

Empresário é preso ao ser flagrado vendendo medicamentos controlados sem nota fiscal.

Farmacêutica pode responder solidariamente.

Um proprietário de farmácia foi preso, durante uma fiscalização, na quarta-feira (01/02) em Jataí, interior de Goiás depois de ser flagrado vendendo medicamentos controlados que não possuíam nota fiscal. Seguindo a equipe da vigilância Sanitária, a farmacêutica responsável tentou distrair os fiscais enquanto o proprietário e a esposa jogavam os medicamentos no quintal do vizinho.

Quando os fiscais perceberem a movimentação suspeita do proprietário, ele foi preso em Flagrante pelo crime semelhante ao tráfico de drogas. Todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia. O empresário continua preso. A farmacêutica foi ouvida e liberada, mas segue sendo investigada.

O Presidente da Fenafar, Fábio Basílio, que também preside o Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, alerta para esta situação que pode levar o profissional farmacêutico a também responder solidariamente pelo ilícito.

“Muitas vezes o profissional farmacêutico, tem conhecimento dos fatos, não concorda, mas se omite, e de acordo com a Lei 13.021/14 o farmacêutico pode responder juntamente com o proprietário.”

A Fenafar e os sindicatos observam com muita preocupação o aumento de profissionais indiciados por crimes que se assemelham ao tráfico de drogas, como é a venda de medicamentos controlados sem receita.

“Fábio Basílio orienta que, nessas situações, os profissionais busquem maneiras de denunciar o caso e não se tornarem cumplices de qualquer atitude ilícita, seja contra a ética profissional ou contra as leis do país.”

Redação com informações de: O Popular e Bom Dia Goiás

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Eleições no Sindfar

Uma chapa é inscrita para as eleições do Sindfar/SC 2024/2027 

No processo eleitoral para a renovação da diretoria executiva e do conselho fiscal do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindfar/SC), uma chapa oficializou sua inscrição dentro do prazo estabelecido pelo edital eleitoral.   A chapa, intitulada “Trabalho Farmacêutico produtor de Valor, produtor de Direitos”, formalizou seu requerimento de inscrição através de documento encaminhado à […]

Notícias Sem categoria

Participe da Conferência Livre preparatória para a 5ª Conferência Nacional de CT&I 

O Projeto Integra, está promovendo uma Conferência Livre como parte das atividades preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). A Conferência Livre representa um espaço aberto e democrático para a discussão de temas fundamentais que envolvem a interseção entre ciência, tecnologia, inovação, participação social e saúde.  Este evento, além de […]

Seu direito

O mercado farmacêutico cresce, as vagas aumentam, mas a qualidade do emprego só piora

Enquanto uma reportagem recente, celebra o crescimento das vagas de trabalho no setor farmacêutico, a realidade dos profissionais da categoria é bem diferente, marcada por condições de trabalho precárias e uma luta constante por direitos básicos.   Diferente do apresentado na TV, Fenafar e os sindicatos filiados mostram uma realidade muito mais dura. A qualidade dos empregos nas […]

Democracia

Democracia Sempre: Para que o 8 de janeiro nunca mais se repita

Um ano se passou desde os tristes eventos de 8 de janeiro de 2023. Um dia que ficará marcado na memória brasileira como uma tentativa sombria de desestabilizar a democracia e nossas instituições democráticas. A FENAFAR o Instituto Enfar e os Sindicatos filiados relembram com seriedade os atos de vandalismo e tentativas de golpe aos […]