02
fev

Empresário é preso ao ser flagrado vendendo medicamentos controlados sem nota fiscal.

Farmacêutica pode responder solidariamente.

Um proprietário de farmácia foi preso, durante uma fiscalização, na quarta-feira (01/02) em Jataí, interior de Goiás depois de ser flagrado vendendo medicamentos controlados que não possuíam nota fiscal. Seguindo a equipe da vigilância Sanitária, a farmacêutica responsável tentou distrair os fiscais enquanto o proprietário e a esposa jogavam os medicamentos no quintal do vizinho.

Quando os fiscais perceberem a movimentação suspeita do proprietário, ele foi preso em Flagrante pelo crime semelhante ao tráfico de drogas. Todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia. O empresário continua preso. A farmacêutica foi ouvida e liberada, mas segue sendo investigada.

O Presidente da Fenafar, Fábio Basílio, que também preside o Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, alerta para esta situação que pode levar o profissional farmacêutico a também responder solidariamente pelo ilícito.

“Muitas vezes o profissional farmacêutico, tem conhecimento dos fatos, não concorda, mas se omite, e de acordo com a Lei 13.021/14 o farmacêutico pode responder juntamente com o proprietário.”

A Fenafar e os sindicatos observam com muita preocupação o aumento de profissionais indiciados por crimes que se assemelham ao tráfico de drogas, como é a venda de medicamentos controlados sem receita.

“Fábio Basílio orienta que, nessas situações, os profissionais busquem maneiras de denunciar o caso e não se tornarem cumplices de qualquer atitude ilícita, seja contra a ética profissional ou contra as leis do país.”

Redação com informações de: O Popular e Bom Dia Goiás

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Piso salarial Sem categoria

Divulgado o índice de reposição salarial dos farmacêuticos

Já estão valendo os novos pisos salariais dos farmacêuticos(as) de Santa Catarina. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, acaba de ser divulgado pelo IBGE e ficou em. 3,86%. O percentual de reposição salarial deve ser aplicado na folha de pagamento de março de 2024. A reposição está garantida […]

Eleições no Sindfar

Eleita a nova diretoria do Sindfar/SC para o triênio 2024/2027

O farmacêutico Luiz Henrique Costa foi reeleito presidente do Sindfar/SC para o próximo mandato à frente da entidade que representa os farmacêuticos e farmacêuticas catarinenses. A única chapa inscrita, “TRABALHO FARMACÊUTICO PRODUTOR DE VALOR, PRODUTOR DE DIREITOS” obteve a maioria dos votos. A eleição ocorreu na terça-feira 12 de março pela rede mundial de computadores. […]

Eleições no Sindfar

Participe da eleição da nova diretoria do Sindfar 

Estamos nos aproximando de um momento importante para o futuro do nosso sindicato: a eleição da nova diretoria, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 12 de março.  É fundamental lembrar a todos sobre a importância da participação nesse processo democrático, pois é através do seu voto que você contribui para os rumos e as ações […]

Eleições no Sindfar

Uma chapa é inscrita para as eleições do Sindfar/SC 2024/2027 

No processo eleitoral para a renovação da diretoria executiva e do conselho fiscal do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindfar/SC), uma chapa oficializou sua inscrição dentro do prazo estabelecido pelo edital eleitoral.   A chapa, intitulada “Trabalho Farmacêutico produtor de Valor, produtor de Direitos”, formalizou seu requerimento de inscrição através de documento encaminhado à […]