jun

Fechado acordo com hospitais e laboratórios

Os farmacêuticos que atuam nos hospitais, clínicas e laboratórios de análises clínicas devem receber reajuste salarial proporcional à variação do INPC do ano anterior à data-base da categoria: 7.68%. O novo piso nos laboratórios passará a ser R$ 3.030,20. Nas farmácias hospitalares, o novo piso será de R$ 2.256,00 e R$ 2.377,60 para os profissionais que possuírem especialização na área.

Segundo a presidente Fernanda Mazzini (Nanda), a negociação foi levada até o limite apresentado por ambos os patronais. O Sindicato dos Laboratórios iniciou o processo negocial com oferta de reajuste de apenas 7%, argumentando as dificuldades impostas pela baixa remuneração dos exames laboratoriais. "O máximo que conseguimos foi evitar que um reajuste rebaixado e garantir a reposição das perdas salariais dos colegas", afirmou Nanda.

Já os hospitais alegaram indisponibilidade financeira em conceder reajuste acima do INPC considerando a ampliação das contratações exigidas pela Lei 13.021, que condiciou as farmácias hospitalares às mesmas obrigações legais previstas para as demais farmácias não privativas.

As empresas que desejarem já podem fazer o pagamento do reajuste retroativo a 1º de março na próxima folha de pagamento. Assim que forem publicados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os termos serão disponibilizados na seção Convenções Coletivas.  Acompanhe também no Blog da Campanha Salarial e na Tabela dos Pisos Salariais.