17
maio

Fenafar lança parecer sobre a jornada de 30 horas para o farmacêutico

A Fenafar está divulgando parecer para fundamentar a defesa do Projeto de Lei Complementar 113/2005, que propõe a redução da jornada de trabalho do farmacêutico para 30 horas semanais. O documento, disponível aqui, é fundamental para a argumentação dos trabalhadores em favor da proposta. Se aprovado, o PLC representará um avanço sem precedentes na qualidade de vida da categoria.

No documento, a Federação lembra que a redução da jornada está entre as metas mais antigas da luta dos trabalhadores ao longo da história. “Ao término do século XIX, e ao longo do século XX, a questão da redução da jornada de trabalho esteve
associada, principalmente, às melhores condições de vida dos trabalhadores e aumento do tempo livre, para dedicar à família, estudo ou lazer”, diz o parecer. Outra dimensão dessa luta apontada pelo parecer é o combate ao desemprego através da criação de novos postos de trabalho.

A Fenafar menciona as categorias da saúde que asseguraram a redução da jornada através de lei: cirurgiões dentistas (Lei 3.999/61), técnicos em radiologia/operadores de
raios-X (Lei 7.394/85), médico-veterinários (Lei 8.216/91), fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais (Lei 8.856/94), advogados (Lei 8.906/94) e assistentes sociais (Lei 12317/2010) já têm determinado em Lei carga igual ou inferior a 30 horas semanais.

Leia a íntegra do parecer e divulgue entre os colegas. Avançar nessa luta depende do empenho de todas/os.

Leia também

Ajude a aprovar a Jornada de 30 horas para os farmacêuticos

Compartilhe a notícia