mar

SindFar pede aprovação da PEC 01/2015 em favor da saúde da população brasileira

A Câmara dos Deputados está prestes a votar a PEC 01/2015. A matéria, que tem fundamentação nas reivindicações do movimento Saúde+10, pretende assegurar o percentual mínimo da receita corrente líquida para custeio da saúde brasileira e está na pauta de votação. Considerando o reduzido orçamento destinado à saúde neste ano – em torno de R$ 10 milhões a menos do que no ano passado, a apreciação e aprovação da proposição é ainda mais urgente. O SindFar/SC e outras organizações farmacêuticas Brasil afora está pressionando os deputados catarinenses a votarem favoravelmente ao projeto, que tem previsão de votação na próxima terça-feira (22 de março).

"Temos consciência do momento econômico delicado pelo qual passa nosso Brasil. No entanto, cabe ressaltar que a saúde é uma garantia constitucional e precisa ser tratada com total prioridade pelos parlamentares. Aprovar a PEC 01, neste momento, é mostrar ao país que o Congresso Nacional escuta a voz da sociedade", interpelou o sindicato em ofício enviado aos parlamentares.

O diretor do SindFar e presidente da Fenafar e do Conselho Nacional de Saúde alerta para a necessidade de mobilização de todas as pessoas e organizações, especialmente as ligadas à área da saúde em favor da proposta. "Temos de nos unir, pois está claro que o clima na Câmara dos Deputados não é favorável à aprovação desta matéria", afirmou.

A categoria farmacêutica está sendo conclamada à ação mais uma vez. Veja aqui modelo do ofício, preencha seus dados e envie para a lista dos deputados federais que atualmente exercem mandatos na Câmara Federal representando a população catarinense. Faça parte desta força-tarefa pelo SUS.