14
abr

Fenafar participa da reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS

Diretores da Fenafar participaram nesta quarta-feira (12) da reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS), que reinicia suas atividades com uma nova estrutura e uma composição ampliada de seus membros.

O evento que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB em Brasília, vai definir as metodologias de trabalho que serão adotadas para a condução e implementação da agenda a ser desenvolvida nos próximos anos.

A reinstalação da mesa permanente foi muito prestigiada e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, a Ministra da Saúde, Nisia Trindade, a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS), Socorro Gross e o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.

Representando a Fenafar participaram da atividade o presidente, Fábio Basílio, a segunda vice-presidenta, Débora Melecchi e o primeiro tesoureiro, Alexandre Correia dos santos.

A MNNP-SUS foi criada por resolução do CNS em 1993. É um fórum paritário que reúne gestores, prestadores de serviços e trabalhadores do SUS. Desde a criação até hoje, alternou períodos de funcionamento intermitente com trabalhos intensos e ininterruptos. Se tornou permanente em 2003 até ser paralisada em 2019 no início do governo anterior.

Agora, retoma as atividades para se constituiu enquanto ferramenta importante para a gestão do trabalho no âmbito do SUS, formalizando os acordos pactuados pelos membros, oferecendo diretrizes que orientam os processos ligados à gestão do trabalho e aos (as) trabalhadores(as) do SUS.

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Sem categoria

Fenafar convoca assembleia dos farmacêuticos(as) da Ebserh

A Fenafar convoca os(as) farmacêuticos(as) que atuam na EBSERH para uma assembleia geral, no dia 03 de maio, às 20h, através da plataforma Meet. O objetivo da reunião é discutir e deliberar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2024-2025. Contamos com a presença de todos e todas, para juntos debatermos os pontos do […]

Piso salarial Sem categoria

Divulgado o índice de reposição salarial dos farmacêuticos

Já estão valendo os novos pisos salariais dos farmacêuticos(as) de Santa Catarina. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, acaba de ser divulgado pelo IBGE e ficou em. 3,86%. O percentual de reposição salarial deve ser aplicado na folha de pagamento de março de 2024. A reposição está garantida […]

Eleições no Sindfar

Eleita a nova diretoria do Sindfar/SC para o triênio 2024/2027

O farmacêutico Luiz Henrique Costa foi reeleito presidente do Sindfar/SC para o próximo mandato à frente da entidade que representa os farmacêuticos e farmacêuticas catarinenses. A única chapa inscrita, “TRABALHO FARMACÊUTICO PRODUTOR DE VALOR, PRODUTOR DE DIREITOS” obteve a maioria dos votos. A eleição ocorreu na terça-feira 12 de março pela rede mundial de computadores. […]