11
out

Orçamento do SUS em debate: Florianópolis recebe oficina de qualificação sobre o tema 

Florianópolis receberá de 24 a 26 de outubro, a primeira etapa do ciclo de oficinas para discutir o Orçamento do SUS, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). As oficinas macrorregionais, abordando as perspectivas de financiamento adequado e suficiente para o SUS, serão realizadas em todas as regiões do país. 

Em Florianópolis, a atividade vai atender participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As oficinas são voltadas para conselheiros e conselheiras estaduais e municipais de saúde, indicados (as) por seus respectivos conselhos, além de coordenadores (as) de plenária ligados a temática. As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até 18 de outubro.

O objetivo é qualificar os participantes para analisar a execução orçamentária e os relatórios de gestão do Ministério da Saúde, com destaque para o histórico desfinanciamento do SUS, e aprofundar o debate sobre o piso federal constitucional e o limite de despesas do novo arcabouço fiscal. 

As oficinas serão realizadas em conjunto com reuniões itinerantes da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin/CNS) sendo um dia e meio de oficina e um dia e meio de reunião. Entre os temas que serão debatidos estão Noções básicas e operativas do ciclo orçamentário a partir da LC 141/2012 para a efetiva atuação do Controle Social no SUS” e “Fundo Nacional de Saúde”. 

Calendário das oficinas 

Região Sul: Florianópolis – Outubro 24, 25 e 26
Região Nordeste: Aracajú – Novembro 22, 23 e 24
Região Sudeste: Vitória– Fevereiro 27, 28 e 29
Região Norte: Manaus – Março 19, 20 e 21
Região Centro-Oeste: Cuiabá – Abril 23,24 e 25
Região Nordeste: Teresina – Maio 21, 22 e 23 

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Notícias

Da semente ao paciente: o papel estratégico do farmacêutico no uso terapêutico da Cannabis em pauta no Farmapolis 2026

A recente regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre todas as etapas de produção da cannabis para fins medicinais no Brasil ampliou a segurança para atuação profissional no chamado mercado verde. O Simpósio “Uso Terapêutico da Cannabis”, realizado neste sábado (20 de junho) no último dia do Farmapolis 2026, reuniu referências da pesquisa, […]

Notícias

Confira a programação do último dia do Farmapolis 2026

O terceiro e último dia do 17º Farmapolis tem 19 atividades na programação.  Um dos destaques do dia é o Simpósio sobre Uso Terapêutico da Cannabis, que terá transmissão ao vivo a partir das 11h pelo canal da Fenafar no Youtube.  Também será possível assistir em tempo real do encontro O Trabalho e Educação em […]

Notícias

Trabalho digno, carreira no SUS e valorização profissional pautam seminário no 17º Farmapolis Brasil

A defesa de condições dignas de trabalho, a luta pelos pisos salariais nacionais, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a construção da Carreira Interfederativa do SUS e o fortalecimento dos espaços de negociação coletiva estiveram no centro dos debates do seminário “Trabalho na Saúde: Jornada, Salário, Carreira e Ambiente”, realizado nesta quinta-feira […]