fev

Confira as pautas de reivindicações definidas nas assembleias

Entre novembro e dezembro, o SindFar promoveu assembleias para debater com a categoria farmacêutica  a pauta de reivindicações para a Convenção Coletiva de Trabalho deste ano. Como resultado, foram definidas quatro pautas. Confira!

Pela primeira vez, há duas pautas para o comércio: uma para a regiao de Itajaí e outra para o restante do estado, unificada com a distribuidora, indústria e transportadora. A presidente Fernanda Mazzini explica que a estratégia segue sendo o nivelamento dos pisos salariais. A proposta de reajuste salarial para a região de Itajaí, que historicamente remunera melhor os farmacêuticos, tem como referência o equivalente à variação do INPC nos doze meses anteriores à data-base acrescido de 5% de ganho real. Já a reivindicação salarial para as farmácias e drogarias das regiões restantes, distribuidoras, indústria e transportadoras leva em conta, além do INPC, ganho real equivalente à diferença salarial em relação ao maior piso do estado, o da região de Itajaí.

"A cada ano a diferença salarial fica maior e aumenta a dificuldade de equiparar o salário do farmacêutico. É preciso que os sindicatos patronais mostrem mais boa vontade de valorizar os seus farmacêuticos", observa.

Os documentos foram enviandos em dezembro para todos os sindicatos patronais com os quais o SindFar negocia o piso dos farmacêuticos. Nesta terça, 6 de fevereiro, a presidente Fernanda Mazzini reforçou aos patronais a necessidade de iniciar a negociação, já que a data-base da categoria é 1º de março.

A campanha que define o seu salário inicia com as assembleias e só termina após o acordo com os patronais.

Relembre as etapas