05
nov

As cinco fases da campanha salarial

maoA campanha salarial começa com a definição da PRÉ-PAUTA. É a fase em que a diretoria do SindFar elabora uma minuta com as sugestões de cláusulas que devem compor a pauta. Para isso, leva-se em consideração a progressão das conquistas das últimas campanhas e a avaliação da situação econômica. Índices como a variação da cesta básica, inflação e desempenho da indústria e do comércio de medicamentos ajudam a definir a pauta prévia.

Com a pré-pauta pronta, é a hora das ASSEMBLEIAS, momento em que o sindicato debate a pré-pauta com os trabalhadores farmacêuticos. É uma fase decisiva, que mostra a força da categoria e o potencial do sucesso das negociações. Isso por que o número de colegas registrados nas atas das assembleias dá força às reivindicações. Por isso, quanto mais farmacêuticos participam, maior a representatividade na construção da PAUTA definitiva. O sindicato chega fortalecido para a terceira fase: A NEGOCIAÇÃO.

Durante as chamadas "rodadas de negociação", o sindicato apresenta a pauta definida pela categoria nas assembleias para os representantes dos patronais. Cada cláusula é discutida individualmente e cada sindicato defende os interesses dos seus representados: o SINDFAR/SC defende a pauta dos farmacêuticos; e os patronais respondem de acordo com os interesses dos proprietários das empresas. Ambas as partes retornam para consultar suas bases sobre as propostas e contra-propostas. As rodadas seguem até que ambas as partes entrem em acordo . Mas como são muitos sindicatos patronais, o processo costuma demorar além da data-base, dia em que vence a convenção (1º de março).

Quando finalmente há consenso, os sindicatos entram em acordo. Aí, a CONVENÇÃO COLETIVA, onde são registradas as cláusulas acordadas – dentre elas, o piso salarial do farmacêutico – segue para homologação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Depois de publicadao, este documento tem força de lei. Os patrões que não cumprirem as cláusulas ali acordadas podem ser punidos pelo Ministério do Trabalho e sofrer processo trabalhista dos empregados.

 

E quando não há acordo?

Quando uma das partes não concordam com os termos e todas as possibilidades de negociação se esgotam, há dois caminhos: a via judicial e a via política. A via judicial é o recurso à Justiça do Trabalho para que instaure o dissídio e decida o índice de reajuste. A via política é a greve, que requer mobilização massiva da categoria para pressionar os patrões e, desta forma, obter resultados vitoriosos.

Esta decisão precisa ser tomada por todos os trabalhadores após considerar as perspectivas e as consequências.

 

E como o farmacêutico pode participar de todas estas etapas?

– Avaliar e contribuir com a construção da pré-pauta. Antes das assembleias, o SindFar vai disponibilizar o documento da pré-pauta no site para que todos os colegas tenham acesso e possam enviar as suas considerações por e-mail.

– Comparecer às assembleias e levar as suas ideias. Participar de fato.

– Participar da comissão de negociação

– Ficar atento aos chamados do sindicato para a tomada de decisões.

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Piso salarial Sem categoria

Divulgado o índice de reposição salarial dos farmacêuticos

Já estão valendo os novos pisos salariais dos farmacêuticos(as) de Santa Catarina. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, acaba de ser divulgado pelo IBGE e ficou em. 3,86%. O percentual de reposição salarial deve ser aplicado na folha de pagamento de março de 2024. A reposição está garantida […]

Eleições no Sindfar

Eleita a nova diretoria do Sindfar/SC para o triênio 2024/2027

O farmacêutico Luiz Henrique Costa foi reeleito presidente do Sindfar/SC para o próximo mandato à frente da entidade que representa os farmacêuticos e farmacêuticas catarinenses. A única chapa inscrita, “TRABALHO FARMACÊUTICO PRODUTOR DE VALOR, PRODUTOR DE DIREITOS” obteve a maioria dos votos. A eleição ocorreu na terça-feira 12 de março pela rede mundial de computadores. […]

Eleições no Sindfar

Participe da eleição da nova diretoria do Sindfar 

Estamos nos aproximando de um momento importante para o futuro do nosso sindicato: a eleição da nova diretoria, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 12 de março.  É fundamental lembrar a todos sobre a importância da participação nesse processo democrático, pois é através do seu voto que você contribui para os rumos e as ações […]

Eleições no Sindfar

Uma chapa é inscrita para as eleições do Sindfar/SC 2024/2027 

No processo eleitoral para a renovação da diretoria executiva e do conselho fiscal do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindfar/SC), uma chapa oficializou sua inscrição dentro do prazo estabelecido pelo edital eleitoral.   A chapa, intitulada “Trabalho Farmacêutico produtor de Valor, produtor de Direitos”, formalizou seu requerimento de inscrição através de documento encaminhado à […]