mar

Eleita, chapa “Superação e Trabalho” deseja valorizar e atrair o trabalhador farmacêutico para a luta

A chapa "Superação e Trabalho" foi reeleita para a direção do SindFar/SC nas eleições encerradas nesta terça-feira, 10 de março. Presidida pela atual dirigente Fernanda Mazzini (Nanda), a nova diretoria terá a tarefa de representar os interesses dos trabalhadores farmacêuticos de Santa Catarina entre 2015 e 2018. A presidente reeleita agradeceu a confiança dos eleitores. "É uma honra cumprir diariamente o compromisso de intermediar as demandas da categoria. Espero poder contar com o respaldo dos colegas para realizar este trabalho que faz a diferença para a vida da classe farmacêutica", afirmou.

Nanda destacou a participação dos filiados históricos no processo eleitoral. "Há uma parcela de colegas que dá sustentabilidade e permite que o SindFar continue atuando. Se temos um sindicato que abre as portas todos os dias para atender os farmacêuticos que precisam de homologação contratual, rescisão ou uma simples orientação trabalhista, é por causa destes farmacêuticos que participam e pagam regularmente sua taxa de filiação por consciência de classe", diz a presidente.

A atual gestão contribuiu com debates históricos, como a aprovação da Lei n° 13021/2014. Também colaborou fundamentalmente em ações conjuntas com o CRF/SC para o aumento das contratações de farmacêuticos nos serviços públicos municipais e estadual e para a aprovação do PL n° 86/2014, que valoriza os serviços farmacêuticos no Estado. A pedido dos trabalhadores, o Sindfar vem estendendo a representação da categoria em negociações salariais com empresas e órgãos públicos como a Casan, Epagri e prestadoras de serviços como a Fahesce (Hemosc e Cepon) e SPDM (Samu). Em busca da isonomia salarial, conseguiu sensibilizar a primeira rede de farmácias a equivaler o piso de seus funcionários ao salário pago na região de Itajaí, a que melhor remunera os farmacêuticos no Estado. Para defender a categoria e o direito da população à assistência farmacêutica, tem representantes nos conselhos municipais de saúde de Tubarão, Joinville, São José, Florianópolis e também do Conselho Estadual de Saúde. Foi protagonista dos debates em preparação à 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista este ano e participou das etapas regionais e estadual da 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador de Santa Catarina. Dentre os avanços na prestação de serviços cotidianos aos farmacêuticos oferecidos pelo SindFar na atual gestão destacam-se a ampliação do atendimento jurídico e das parcerias para oferecer benefícios aos farmacêuticos filiados.

Ampliar a participação está entre os principais desafios

As eleições são regidas pelo Estatuto do Sindicato que prevê a votação via correio e também presencialmente na sede do sindicato. Atualmente, 328 farmacêuticos estão regularmente filiados ao SindFar e, destes, 81 votaram nas eleições. Em parte, a baixa participação no pleito se deve ao exíguo prazo entre o envio e o retorno da correspondência conforme determinado pelo Estatuto.

A presidente lamenta a histórica baixa participação da categoria no sindicato. "O sindicato é o espaço onde desenvolvemos nossas lutas, definimos as prioridades da categoria e projetamos as ações para chegar aos nossos objetivos. Nossa força é proporcional à nossa capacidade de mobilização", alertou a farmacêutica.

Apesar do reduzido número de filiados, a presidente identifica aumento na participação das assembleias em algumas regiões e maior interesse de alguns colegas. "É possível perceber colegas que procuram o sindicato com vontade de participar e fazer acontecer as mudanças que a categoria busca há anos. Recebemos incentivos e críticas construtivas que nos ajudam a nortear as ações. É isso que queremos: aproximar as pessoas para que possam colaborar com as ações do sindicato mais fortemente. Confio que poderemos contar mais com a categoria no próximo período", espera.

A nova gestão também pretende intensificar a luta pelas jornada de 30 horas e pelo piso nacional. Também deve realizar a reforma estatutária com vistas a atualizar o regramento legal do sindicato. "Queremos lutar pela valorização para além do piso, reforçando a autonomia do farmacêutico e ampliando as condições de trabalho através das cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho", afirma a presidente reeleita.

Conheça a nominata da diretoria eleita.

Presidente: Fernanda Mazzini
Vice Presidente: Isabel Arenas de Kami