ago

Maioria dos trabalhadores teve até 1% de ganho real

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou no dia 27 de agosto o balanço do desempenho das negociações salariais dos trabalhadores em Santa Catarina no primeiro semestre do ano. Com base em 302 unidades de negociação da esfera privada e de empresas estatais com datas-base entre janeiro e junho, o Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-Dieese) concluiu que 69% das negociações analisadas conquistaram aumentos reais, a maioria delas, com até até 1% de ganho real.

Ainda de acordo com o levantamento, 17% das negociações obteve reajustes iguais à inflação; 16% concedeu reajustes iguais à inflação e 15% não repôs a inflação. Em 15% das unidades, o reajuste dos trabalhadores sequer alcançou a reposição da inflação.

O estudo também concluiu que houve diminuição na proporção dos reajustes com ganho real frente ao observado nas mesmas categorias nos últimos oito anos e que o aumento real médio caiu e apresentou o menor valor desde 2008 (0,51%).

Veja aqui a íntegra do balanço semestral das negociações.