11
out

Prática patronal de coação e assédio eleitoral deve ser denunciada ao MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ainda não tem um levantamento nacional das denúncias que recebeu, mas verificou um aumento significativo nos casos de coação e assédio eleitoral desde o primeiro turno das eleições.

A coação eleitoral é toda ação que envolve algum tipo de ameaça que cause prejuízo à relação de trabalho, por exemplo, a ameaça de demissão para votar em determinado candidato. Já o assédio eleitoral, diz respeito ao constrangimento do trabalhador para que também priorize o voto em determinada pessoa.

Você já vivenciou uma situação como a descrita? Denuncie!

Trabalhadores podem denunciar as ações de coação ou assédio eleitoral de forma anônima diretamente no site do MPT por meio do link https://peticionamento.prt15.mpt.mp.br/denuncia.

Tanto a coação quanto o assédio eleitoral são práticas consideradas crimes pelos artigos 299 e 301 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). O empregador que praticar o assédio eleitoral pode ser penalizado, tanto na esfera trabalhista como na criminal, em até quatro anos de reclusão.

Para reforçar o combate a esse crime, o MPT divulgou uma nota técnica em que sugere atuação uniforme de procuradoras e procuradores frente às denúncias de episódios de assédio eleitoral no ambiente de trabalho.

Podem ser expedidas recomendações a empresas, órgãos públicos, empregadores de pessoas físicas e sindicatos patronais para que não sejam feitas ameaças nem ofertados benefícios financeiros com o intuito de induzir, obrigar ou constranger empregados, terceirizados, estagiários e aprendizes a votarem ou não votarem em candidatos ou candidatas nas eleições.

O documento afirma que a prática do assédio eleitoral é caracterizada a partir de “uma conduta abusiva que atenta contra a dignidade do trabalhador, submetendo-o a constrangimentos e humilhações, com a finalidade de obter o engajamento subjetivo da vítima em relação a determinadas práticas ou comportamentos de natureza política durante o pleito eleitoral”.

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Piso salarial Sem categoria

Divulgado o índice de reposição salarial dos farmacêuticos

Já estão valendo os novos pisos salariais dos farmacêuticos(as) de Santa Catarina. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, acaba de ser divulgado pelo IBGE e ficou em. 3,86%. O percentual de reposição salarial deve ser aplicado na folha de pagamento de março de 2024. A reposição está garantida […]

Eleições no Sindfar

Eleita a nova diretoria do Sindfar/SC para o triênio 2024/2027

O farmacêutico Luiz Henrique Costa foi reeleito presidente do Sindfar/SC para o próximo mandato à frente da entidade que representa os farmacêuticos e farmacêuticas catarinenses. A única chapa inscrita, “TRABALHO FARMACÊUTICO PRODUTOR DE VALOR, PRODUTOR DE DIREITOS” obteve a maioria dos votos. A eleição ocorreu na terça-feira 12 de março pela rede mundial de computadores. […]

Eleições no Sindfar

Participe da eleição da nova diretoria do Sindfar 

Estamos nos aproximando de um momento importante para o futuro do nosso sindicato: a eleição da nova diretoria, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 12 de março.  É fundamental lembrar a todos sobre a importância da participação nesse processo democrático, pois é através do seu voto que você contribui para os rumos e as ações […]