07
jul

Votação do piso salarial nacional adiada para semana que vem

A votação do relatório do Projeto de Lei que estabelece o piso salarial nacional dos farmacêuticos na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, foi adiada para a próxima semana em função de um pedido de vistas conjunto dos deputados Adriana Ventura (NOVO-SP) e Felício Laterça (PP-RJ). A manobra regimental impediu o avanço da tramitação matéria mesmo com o parecer favorável do deputado Ricardo Silva (PSD-SP).

Apesar de a decisão ter sido postergada, o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos está otimista.

“Ainda há uma resistência ao projeto, particularmente dos setores liberais, que são minoritários na comissão e pediram vistas, transferindo a votação para semana que vem. Mesmo assim nos sentimos vitoriosos pois, já está formada uma maioria de deputados favoráveis a proposta. ”

Ronald também apontou quais devem ser os próximos passos da categoria.

“Vamos intensificar a mobilização da categoria farmacêutica, procurando os parlamentares para reafirmar o compromisso em favor do piso para que possamos garantir, na semana que vem, essa importante conquista para a valorização dos profissionais farmacêuticos. ”

O parecer, do deputado relator, Ricardo Silva que foi lido durante a sessão, destacou a relevância dos profissionais farmacêuticos para a segurança sanitária da população.

“São estes profissionais, por vezes, o primeiro contato do cidadão com um profissional de saúde, quando acometido por uma enfermidade. Fixar uma remuneração mínima digna a estes profissionais é assegurar uma melhor qualidade de vida a estes trabalhadores”, disse.

Mobilização Nacional

Durante a semana, nos dias que antecederam a votação, as entidades farmacêuticas promoveram uma intensa mobilização na Câmara dos Deputados em favor da aprovação do piso.

Os diretores da Fenafar e também os representantes de 22 sindicatos de farmacêuticos, entre os quais, o presidente do Sindfar-SC, Luiz Henriqeu Costa, visitaram os parlamentares entregando um documento com a opinião das entidades sobre os projetos de interesse da categoria que estão em tramitação naquela casa legislativa.

O mutirão farmacêutico passou por diversos gabinetes ao longo de toda a terça e quarta-feira, para entregar a carta dos farmacêuticos aos deputados informando que as entidades estão acompanhando com atenção a tramitação das matérias.

O presidente da Federação destacou que as entidades estão no Congresso Nacional para dialogar com os deputados federais a respeito das pautas da categoria, que são importantes, não apenas para os farmacêuticos mas para o Brasil.

“Nós buscamos a derrubada dos vetos à quebra das patentes, a inserção dos farmacêuticos na estratégia da saúde da família, queremos impedir o retrocesso que é a venda de medicamentos em supermercados e como os demais trabalhadores da saúde garantir um piso salarial nacional para os farmacêuticos”, resumiu.

Redação Fenafar

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Notícias

Da semente ao paciente: o papel estratégico do farmacêutico no uso terapêutico da Cannabis em pauta no Farmapolis 2026

A recente regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre todas as etapas de produção da cannabis para fins medicinais no Brasil ampliou a segurança para atuação profissional no chamado mercado verde. O Simpósio “Uso Terapêutico da Cannabis”, realizado neste sábado (20 de junho) no último dia do Farmapolis 2026, reuniu referências da pesquisa, […]

Notícias

Confira a programação do último dia do Farmapolis 2026

O terceiro e último dia do 17º Farmapolis tem 19 atividades na programação.  Um dos destaques do dia é o Simpósio sobre Uso Terapêutico da Cannabis, que terá transmissão ao vivo a partir das 11h pelo canal da Fenafar no Youtube.  Também será possível assistir em tempo real do encontro O Trabalho e Educação em […]

Notícias

Trabalho digno, carreira no SUS e valorização profissional pautam seminário no 17º Farmapolis Brasil

A defesa de condições dignas de trabalho, a luta pelos pisos salariais nacionais, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a construção da Carreira Interfederativa do SUS e o fortalecimento dos espaços de negociação coletiva estiveram no centro dos debates do seminário “Trabalho na Saúde: Jornada, Salário, Carreira e Ambiente”, realizado nesta quinta-feira […]