mar

Fechados acordos salariais do comércio em todo o Estado

O novo piso salarial definido para os farmacêuticos do comércio na região de Itajaí é de R$ 3.400,00. O valor, que considera a variação do INPC e um arredondamento proposto pelo SindFar, foi aceito pelo sindicato patronal da região. Com a decisão, anunciada nesta quarta-feira, 30 de março, todos farmacêuticos que atuam nas farmácias e drogarias do Estado já tem novo piso salarial. No início da semana, foi divulgado também o piso das regiões de Florianópolis, Criciuma, Tubarão, Joinville, Vale do Itajaí e Região Oeste, que passa a ser R$ 2.832,54.

O percentual que baseou o reajuste em todas as regiões foi 11.08%, equivalente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016. O reajuste vale para todos os profissionais, inclusive os que recebem acima do piso, e também deve ser aplicado ao auxílio-creche.

Para a presidente Fernanda Mazzini, os acordos são reflexo da crise econômica nacional e mundial e da histórica resistência patronal às reivindicações da categoria farmacêutica. Os representantes dos proprietários das farmácias e drogarias não aceitaram alterar ou incluir cláusulas sociais. Apesar dos esforços do SindFar, a equiparação salarial entre as regiões também não evoluiu. "Foi uma campanha em que rejeitamos ofertas de reajustes parcelados e argumentamos muito para evitar prejuízos financeiros para os farmacêuticos. Conseguimos o acordo possível, longe do que desejamos e do que a categoria merece. No entanto, diferentemente de outros trabalhadores, asseguramos a reposição das perdas salariais", avalia Nanda.

Outro ponto positivo da negociação 2016/2017 é que o acordo foi firmado ainda no mês da data-base, o que evita atrasos no repasse do reajuste aos farmacêuticos. O termo do acordo ainda precisa ser homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o que pode levar algumas semanas, mas os empregadores já podem efetuar os reajustes nas folhas dos farmacêuticos empregados.

Veja como ficou o piso salarial dos farmacêuticos das farmácias e drogarias de Santa Catarina:

Região de Itajaí (Itajaí, Ilhota, Itapema, Penha, Bal.Piçarras, Luis Alves, Navegantes, Balnerário Camboriú, Camboriú, Porto Belo, Canelinha, Tijucas, Nova Trento, Brusque, Guabiruba, São João Batista e Major Gercino)

Todas as outras regiões do Estado

R$ 3.400,00 – INPC (11.08%) + 0,58% de ganho real

R$ 2.832,54 – INPC (11.08%)