fev

Data-base: confira o status das negociações do seu piso salarial com os sindicatos patronais

1º de março é a data-base da categoria farmacêutica. É tempo de reajuste salarial, determinado por novos acordos coletivos de trabalho (CCTs)  para a categoria farmacêutica. Mas você só vê aumento na sua folha de pagamento depois que encerrarem as negociações do Sindfar com os sindicatos patronais, que representam as empresas. Os novos acordos valerão pelo período entre março de 2018 e fevereiro de 2019.

Para agilizar as negociações, todos os anos, o Sindfar inicia a campanha salarial no ano anterior. As assembleias, espaços em que os farmacêuticos debateram as cláusulas e definiram as pautas de reivindicações, aconteceram ainda em novembro de 2017. Nelas, os colegas debatem as cláusulas e compõem a pauta que ao SindFar leva para a mesa de negociação com os sindicatos patronais.

Você conhece as cinco fases da campanha salarial?

Confira as pautas de reivindicações definidas nas assembleias

Acompanhe a negociação em cada segmento de atuação farmacêutica

INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS – A primeira rodada de negociações com a Federação das Indústrias, representante das empregadoras, acontece nesta quinta (22/02) . Desde 2009, os farmacêuticos que atuam nas indústrias contam com convenções coletivas que procuram atender às suas necessidades específicas.

FARMÁCIAS E DROGARIAS – Seis sindicatos patronais representam as farmácias e drogarias das diferentes regiões do estado nas negociações com o SindFar. A maioria dds patronais negociam "em bloco": os representantes das regiões de Criciúma, Tubarão, Vale do Itajaí, Joinville, Oeste Catarinense  – além da Federação do Comércio de Santa Catarina. Ou seja: a diretoria do SindFar senta na mesa de negociação com seis patrões e seus advogados para negociar o piso do farmacêutico e os demais benefícios previstos na pré-pauta definida pela categoria em assembleias. Apenas um dos sindicatos patronais  – o representante das farmácias e drogarias da região de Itajaí  – negocia em separado. As negociações com o comércio, área de atuação farmacêutica que concentra o maior número de profissionais, balizam as tratativas com as demais áreas de atuação. Ou seja: patronais como a indústria e as transportadoras costumam aguardar o resultado da campanha salarial das farmácias e drogarias para fechar as convenções.
A primeira rodada de discussão da pauta dos farmacêuticos com o comércio está agendada para o dia 7 de março, às 13h30min, na sede da Fecomércio, em Florianópolis. Ainda não há data para a reunião com o patronal da região de Itajaí, mas nos últimos anos a convenção da região foi fechada logo após a data-base – além de oferecer piso salarial mais elevado.
Saiba como aconteceu a diferença salarial paga aos profissionais que atuam na região de Itajaí e nas demais cidades do estado
Acesse aqui a pauta de reivindicação formulada pelos farmacêuticos do comércio (maioria das regiões) e também para a região de Itajaí

DISTRIBUIDORAS – O Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos no Estado de Santa Catarina (Sincamesc), patronal que representa as empresas distribuidoras de medicamentos, informou que aguardará reunião com a própria base de associados e também a negociação com o comércio para definir sua contraproposta à pauta dos farmacêuticos. O SindFar negocia piso para esta área de atuação desde 2009. A pauta de reivindicações da categoria farmacêutica que atua nas distribuidoras para a próxima CCT é a mesma das transportadoras e indústrias. Acesse aqui

HOSPITAIS – A assessoria jurídica da Federação dos Hospitais informou que a base da Fehoesc está em período de assembleias para deliberar sobre a proposta da categoria farmacêutica e que deve propor reunião com a diretoria do SindFar a partir de março. O Sindfar negocia a convenção que estabelece o piso e os benefícios dirigidos aos farmacêuticos hospitalares há 24 anos. Confira todas as convenções firmadas para esta área de atuação

LABORATÓRIOS  – Ainda não há data para a primeira rodada de negociação com o Sindicato dos Laboratórios, representante dos empregadores. Desde 2000 os analistas clínicos contam com piso salarial negociado pelo SindFar.

TRANSPORTADORAS  – Ainda não há data para a primeira rodada de negociação com o Sindicato dos Laboratórios, representante dos empregadores

Consulte todas as convenções coletivas em vigência